02/09/2014

JURUBEBA EM CONSERVA - eu gosto


 Da família das Solanaceae. Também conhecida como juribeba, juribebe, juripeba, jubeba, jupeba, jurubeba-branca, jurubeba-verdadeira, jurubebinha, jurupeba, jurumbeba, juvena, juuna, jurubeba (inglês, espanhol, francês), giurubeba (italiano). Arbusto de até 3 metros de altura, apresentando espinhos curvos no tronco e nos ramos.Os frutos são bagas arredondadas, contendo muitas sementes.Continue lendo AQUI
 No quintal temos este pé de jurubeba. Este fim de semana colhi as frutinhas e fiz conserva, Como li no Google jurubeba é como pimenta, não é todo mundo que gosta.Eu gosto e quando faço lembro da minha mãe, que gostava também! Aqui esta a receita: 
Limpe e lave muito bem as frutinhas.Deixe as de molho por 24 horas.Ferver os frutos da jurubeba várias vezes na água com sal, trocando a água umas 5 ou 6 vezes.  Escorrer a água e esperar esfriar.
- Depois de fria, colocar vinagre, um pouco de óleo ou azeite, sal, uma folha de louro, um dente de alho. Deixar curtir por dois dias e já podem ser consumidos.



 Não espero nem um minuto, não resisto!Por favor, se vc entrou nessa postagem deixe um oi para mim. A receita da jurubeba está tendo de 200 a 300 visitas por dia e eu gostaria de saber como vc chegou até a essa postagem.Obrigada

    51 comentários:

    1. Eu adoro doces assim, mas confesso que nunca tinha ouvido falar nesse.
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eh pq não é doce kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de

        Excluir
      2. amo conserva de jurubeba!

        Excluir
      3. Eu amo jurubeba. ..gostei da tua receita vou fazer. ...Obrigado

        Excluir
      4. Adoro jurubeba.Tenho muuuuita no meu sitio.Obrugada pelas dicas

        Excluir
      5. Achei muito interessante eu ganhei aprendi com vocês a fazer, mas como é melhor consumir ?

        Excluir
      6. Estou com gordura no fígado e como jurubeba em conserva na esperança de que ela vai ajudar a eliminar a gordura (estateose hepática. Paula Mendes

        Excluir
      7. Entrei por curiosidade pois gosto de aprender novas ideias

        Excluir
      8. Entrei por curiosidade pois gosto de aprender novas ideias

        Excluir
      9. Comi no pesque e pague e gostei, vou fazer.

        Excluir
    2. Querida Alice, só vi jurubeba quando era criaaça.
      E a gente nem comia.
      Parece que amargava. Não lembro bem.

      Não tenho planos de viajar para conhecer Franca.
      Mas, quando tiver, aviso.
      Lógico que gostaria de conhecer esse paraíso verde que vc mora.
      Mas só de dia.
      A noite sei que tem sapos e rãs.
      Conheci São Roque e Campos de Jordão, numas das vezes que fiquei uns 15 dias em SP

      ResponderExcluir
    3. Comadre, querida, como vai?
      Fiquei tão feliz com sua visita! :D
      E mto triste em saber que ando tão em falta com minhas comadres e estou perdendo tantas maravilhas!!!
      Em seu cantinho, por exemplo!
      O tempo, definitivamente, não tem sido bonzinho comigo, viu...
      Sabe, estou aqui salivando, pq vc não tem ideia do qto amo conserva de jurubeba - como puro!
      Aliás, basta um prato com arroz branco + jurubeba - aí eu me deleito! rs

      Que vc tenha um final de semana abençoado!
      Bjinhos!!!

      ResponderExcluir
    4. Maria Alice,

      Eu já comi jurubeba e gostei, mas isso faz mais de trinta anos. Deu até vontade. rs
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Ola também sou de Franca, eu gosto é do amargo da jurubeba, por isto não troco muito a água na hora de ferventa-la

      ResponderExcluir
    6. Oi,sou de São paulo-Capital,já morei no interior do Paraná mas sempre diziam que jurubeba é difícil saber qual era comestível mas agora vou tentar.Obrigada pela receita de FRanca. Izabel.
      imbem100@gmail.com

      ResponderExcluir
    7. Olá. Minha mãe me ensinou a comer jurubeba, e gosto muito. Moro no norte do Paraná, meus pais tem sítio e tem muitos pés de jurubeba. Quando vamos parar final de semana por lá, eu mesmo colho. É muito bom a gente mesmo preparar, ver o resultado. Gostei muito da sua matéria, parabéns! E vamos espalhar esse gostinho para as novas gerações! Beijos

      ResponderExcluir
    8. Gosto muito de conserva de jurubeba, arroz com jurubeba... é uma delícia para quem gosta do sabor amargo. Acabei de fazer uma conserva e vim pesquisar sobre isto, e encontrei a sua receita, perfeita, e a descrição do fruto. Obrigada. Vania

      ResponderExcluir
    9. Oi Nunca tinha feito pois achava que era ruim. Eu sempre tive no meu sítio. Me surpreendi.
      Abs

      ResponderExcluir
    10. Marcia dos Santos Batschke16 de novembro de 2016 às 22:45

      Olã, conheço faz muito tempo, havia no sitio onde vivi durante minha infância, aprendi a consumir com minha Mãe, vou preparar o que colhemos neste dia 15.11, na casa de minha Mâe, são deliciosas!! Pesquisei no google e encontrei seu endereço, obrigada!!!

      ResponderExcluir
    11. Procurando receita para conserva de jurubeba.

      ResponderExcluir
    12. MUITO BOA RECEITA OBRIGADO, E TENHA UM FELIZ ANO NOVO CHEIO DE PAZ COM DEUS, DESEJO A VOCÊ E SEUS FAMILIARES

      ResponderExcluir
    13. procurando receitas ...
      encontrei essa pagina muito boa adorei ....

      ResponderExcluir
    14. ola tambem adoro ela na conserva!!! mas qual tempo que dura a conserva de jurubeba??? e normal ficar meia esbranqueçada???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Livia, sempre que faço jurubeba, faço muito mas fico somente com um vidro grande (azeitona). Penso que como todas conservas depois e aberta uns 20 a 30 dias. Esbranquiçada? A minha nunca ficou mas deve ser a qualidade, sem problema. Disponha, beijos

        Excluir
    15. Vou fazer hoje,espero que fique gostosa. 🤗

      ResponderExcluir
    16. Respostas
      1. Eu não comercializo.Como tem no nosso quintal quando faço é somente aqui para casa e para a família.

        Excluir
      2. GOSTEI DA SUA RECEITA. TAVA PESQUISANDO NO GOOGPU.

        Excluir
    17. Oi encontrei pelo Google. Vou fazer ainda.

      ResponderExcluir
    18. Gosto muito de jurubeba como conserva ou cozidas no arroz.. Fiz uma conserva só no óleo coloquei pimenta calabresa, alho e orégano já que não tinha folha de louro.. Mais infelizmente a conserva azedou 😢🙄😭 fiz tudo direitinho esterelizei o vidro antes de preparar a conserva.. 🤔🙁😑

      ResponderExcluir
    19. Que receita maravilhosa, deu água na boca só de lembrar do gostinho amargo.Isso tem sabor de "saudades da mãe". Encontrei essa pagina porque sempre olho suas receitas de sabão.

      ResponderExcluir
    20. Tenho no meu sitio e sempre busco receitas, faço broto de bambu.cocada com coco macauva e xaropes naturais .aproveito td q temos da natureza.

      ResponderExcluir
    21. Tenho Jurubeba no meu sitio, vou fazer a conserva, depois deixo um comentário.Vilma

      ResponderExcluir
    22. Adoro também vamos ver como fica, bjos.

      ResponderExcluir
    23. Que delicia parabéns por passar esta receita pra quem gosta como eu de comer jurubeba

      ResponderExcluir
    24. Estou com as jurubebas no vidro e já vou colocar o vinagre. Gosto muito...

      ResponderExcluir
    25. Ela fica meia amarga ainda? Como faço para tirar o amargo

      ResponderExcluir
    26. Vou fazer pela sua receita...aqui no quintal temos dois pés e elas desperdiçam pq só coloco no arroz e nunca tinna feito pq não sabia como tirar um pouco do amargo. Obrgada!

      ResponderExcluir
    27. Amei a receita de jurubela vou fazer agora mesmo...Obrigada...bjos

      ResponderExcluir
    28. Ótima publicação. Já que perguntou, cheguei aqui pesquisando por Gariroba. Seu texto apareceu entre os primeiros resultados pra mim no Google. Sou de BH, MG. Até. :)

      ResponderExcluir
    29. Olá 😃!Sou de Jaboticabal!
      Entrei aqui porque colhi mutas jurubeba, o pé no fundo do meu quintal ( que os passarinhos Me presenteou a anos atrás) está carregando, e Eu estava procurando uma maneira diferente de fazer além desta com vinagre! Adoro jurubeba 😋, lembro da mh infância, mãezinha fazia sempre! Bençãos a Ti... Obrigada!

      ResponderExcluir

    Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
    DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
    Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.