13/10/2013

FRUTA CABELUDINHA, ou JABUTICABA AMARELA, sabor de infância!

CABELUDINHA do nosso quintal. O nome é este mesmo.Eu e meu Bem adoramos encontrar aqui na chácara, duas arvores de Cabeludinha. Nos leva ao nosso passado no quintal de sua avó D. Queque. As sementes vou fazer licor. 
Os frutos (não encontrei receita )fervi e coloquei na calda.
Prefiro ao natural,colhidos no pé.Bem mais gostoso!
É planta nativa das matas paulistanas. Nas florestas do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona Sul, ela chega a ser a segunda planta mais presente na mata.
Um dos locais para conhecê-la é o Instituto Butantã, que possui diversos pés antigos perto do casarão da velha fazenda, e o jardim Botânico do Instituto de Biociências da USP.Conheça esta arvore aquiAQUI.,AQUI.

7 comentários:

  1. quando tiver jabuticaba pretinha vamos ai
    :-D

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que diferente! Não conhecia!
    Sua receita me parece de-li-ci-o-sa!!!
    Bjs e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Maria Alice,

    Não conhecia essa fruta. Ou talvez, com outro nome.
    É muto bom poder colher no próprio quintal, e preparar uma receita.
    Estava sumida daqui também. Acho que todos nós estamos lutando contra a falta de tempo.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Alice, cabeludinha é o nome? Parece araçá? Conhece araçá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane conheço araçá, tem aqui no quintal.,parece goiabinha branca não é? Esta fruta chamamos aqui (no google também) de cabeludinha ou jabuticaba amarela.

      Excluir
  5. Já tentou fazer o suco dessa fruta tbm tentei achar algo sobre mais não encontrei, vou tentar fazer pois eh época e tenho aqui no meu quintal o pé da cabeludinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou procurando como fazer o suco. Fiz e ficou amargo, horrível. Quero aprender fazer.

      Excluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.