19/04/2012

SABÃO CASEIRO - mais fácil só no mercadinho da esquina.

Gosto muiiiito de fazer sabão, uma terapia sem fins lucrativos.
Gosto de variar receitas, ferver folhas de limão na água, gosto de colocar essências enfim viajo pela internet em busca de novidades.E encontrei esta,bem fácil e econômica.
 INGREDIENTES:
2 L de óleo comestível usado.Reciclar é preciso.
1 L mais 2 copos de água quente
¼  copo de sabão em pó
½  Kg de soda cáustica 

INSTRUÇÕES:
Dissolver o sabão em pó em  água quente
Dissolver a soda cáustica em  água quente
Repartir a quantidade de água ( l litro + 2 copos)) para o sabão em pó e a soda.
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Coloque todo o material descrito acima, em um balde, mexa bem com um cabo de vassoura, ou até mesmo uma colher de pau, por mais ou menos 40 minutos, até que a massa fique cor creme, e consistente.

Despejar em forma de plástico ou de papelão forrada com saco plástico.
Cortar no dia seguinte.
DICA: 
Cuidado ao dissolver a soda na água – a soda “ferve” e o vapor que solta é tóxico. Faça isso em local bem ventilado e despeje a soda aos poucos, administrando a fervura.
Com os "retalhinhos" que ficam ao cortar o sabão faço um limpador de aluminio simples e barata que vai deixar as panelas brilhando como nunca.Depois posto aqui.Beijos limpinhos e brilhando para voces!
Receita de sabão caseiro na garrafa pet AQUI.Fácil não precisa mexer.
Vale a pena ver: sabão para roupas branquinhas e sem manchas http://artesdavotita.blogspot.com.br/2015/09/turbinando-o-sabao-em-po.html

sabão líquido caseiro para faxina geral https://artesdavotita.blogspot.com.br/2016/08/sabao-liquido-caseiro-para-faxina-geral.html

goma caseira para renovar roupas de algodão
https://artesdavotita.blogspot.com.br/2016/08/goma-caseira-para-renovar-roupas-de.html


19 comentários:

  1. Tb faço sabão caseiro .
    E muito bom . agora vou fazer em pó.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Alice
    Nunca fiz sabão em casa mas minha mãe sempre fez então vendo sua receita a saudade dela foi muita!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. legal, fiz tambem e coloquei essencia de citronela....beijos a todos

    ResponderExcluir
  4. Acho que não consigo fazer, Alice. Aqui soda cáustica, a serviçal Clarice diz que já se queimou, em priscas eras e não aceita usar.
    Tenho uma galinha como essa sua, pendurada, com flores, n área de serviço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Alice
    Eu crescir vendo minha avó fazendo sabão em barra, só que era de SÊBO ,hoje em dia não lembro mais como ela fazia.estou juntando óleo para fazer essa sua receita sabão,que deve ser tudo de bom.Maria Alice se não for incomodar,gostaria de saber qual das receitas{aquela outra receita que leva alcool ou essa que não tem} qual é a melhor,que vc achar?

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria Alice,passei pra te deixar um abraço.Eu também uso sabão feito em casa,sua receita é bem parecida com a mminha,este sabão pra lavar alumínio não tem melhor.Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Alice
    Gostei muito das suas dicas para fazer sabão em casa.
    Fiz esses dias, confesso que me assustei um pouco com a soda, mas com suas dicas, da próxima vez vai dar tudo certo. Ah! o sabão ficou ótimo, mesmo não dissolvendo o sabão em pó e também rendeu muito!
    Beijos com carinho
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  8. Que belo sabão!
    ès muito prendada amiga.
    A receita é facil...
    Acho difícil batê-la por 40 minutos.
    Aqui tem uma senhora que faz e vende,
    compro sempre dela.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria Alice, olha que legal e eu nem imaginava como era feito...hahaha achei super bacana e interessante, sempre é bom aprender...adorei viu minha amiga.

    bjinhos p vc e lindo fim de semana

    rose jp

    ResponderExcluir
  10. Que legal,que bom que deixou a receita ,beijos bom final de semana

    ResponderExcluir
  11. Alice, obrigada pela visita.
    Tenha um domingo abençoado.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  12. Adorei a receitinha sabão caseiro é tudo de bom deixa tudo branquinho ,eu nunca fiz mas tenho muita vontade falta coragem kkkkkkkkk sempre que acho alguém que faça eu compro quem sabe agora com a receitinha em mãos não crio coragem kkkkkkkk
    Tenha uma semana maravilhosa beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi maria Alice chegou o kit luz e quero agradecer o carinho do presente que é um luxo, mais lindo ainda em mãos,feito com muito bom gosto e capricho,agradecer sua cartinha suas palavras,e dizer que fiquei até emocionada, pode ter certeza que me trouxe muita luz, no coração.Seu presente sera guardado com muito muito carinho mesmo, e que Deus te de muita saude muita paz muito amor e que você continue sempre fazendo as coisas lindas que vejo por aqui.Beijooo grande e de uma olhada no meu canto que postei lá o Kit.Beijooos Lu

    ResponderExcluir
  14. olha o meu sabao também:

    1 k soda
    500 ml agua temperatura ambiente
    mexer bem ate dissolver


    colocar o oleo (4 litros coados) mexer bem...
    colocar um copo de agua sanitaria(lagoinha) mexer...

    no final colocar meio copo de alcool e mexer bastante ate que vire um mingau,despejar e esperar 24 h para cortar.
    fica amarelado,mas depois fica um sabao bem clarinho e espumante (firme). recomenda-se usar depois de 8 dias

    ResponderExcluir
  15. Adoro sabão caseiro, mas o meu sempre fica uma meleca. Vou tentar a sua receita. Beijos e obrigada por passar no meu blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá,eu sou a Myllena tenho 13 anos e faço parte de um grupo chamado GASB (Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo) https://www.facebook.com/pages/GASB/161720237342639 . Eu gostaria de saber como eu faço para deixar o sabão de outra cor, alguns alunos do grupo fizeram e colocaram corante mais ai na hora que foram usar começou a manchar as panos. Alguém tem alguma receita natural para fazer?
    *Pra quem tem medo de mexer com a soda é só você colocar aos poucos e e não inalar o pó que sai ao você despejar a soda no recipiente a soda só te queimará se já estiver molhada. É só usar luvas e nada acontecerá.
    Se alguém souber da receita natural por favor poste no mural da página.
    Obrigada pela atenção!!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar!Gostamos das mesmas coisas???
DEIXE UM RECADINHO! Não publicarei comentários de ANÔNIMOS.
Gosto de saber o nome e Email dos poucos AMIGOS que me visitam. Este blog é para passar o que aprendi e estou aprendendo na minha passagem por este mundo de Deus.